Quando é ideal fazer a primeira consulta ao Ginecologista?
Se você tem uma filha já deve ter se deparado com essa dúvida, não é mesmo? Ir ao ginecologista é um dos principais cuidados com a saúde da mulher e ajuda a detectar doenças e evitar problemas futuros.
A idade ideal para buscar o médico
Em primeiro lugar, antes mesmo da consulta, o ideal é que haja um diálogo sobre a importância da rotina de cuidados com a saúde e das consultas ginecológicas.
É muito comum que as meninas tenham vergonha, por isso é importante conversar para que elas se sintam à vontade, seguras e para que a ida ao médico não seja um processo traumático.
Quanto ao momento, o ideal varia dependendo da pessoa. Normalmente é na fase da puberdade, quando acontecem as mudanças no corpo e a chegada da primeira menstruação. Caso a menarca, primeira menstruação, demore para chegar, também é indicado avaliar a situação.
Os períodos antes de iniciar a vida sexual e depois do início também são importantes e merecem acompanhamento médico.
O profissional irá fazer os exames necessários e passar as orientações para cada fase!
O que é avaliado nas consultas antes da primeira relação sexual?
Quando a menina ainda não menstrua, são avaliados o abdômen, os seios, a parte externa da região pélvica e o útero, para conferir se não há caroços ou anomalias.
O que é avaliado após a primeira relação sexual?
Depois da primeira relação sexual começam os exames preventivos e outros para identificar doenças sexualmente transmissíveis, corrimento, entre outros problemas.
Também é importante falar sobre os anticoncepcionais (LINKAR COM POST SOBRE ANTICONCEPCIONAL), ISTs e meios de prevenção e cuidado com a saúde.
Foque no profissional
Mais importante do que o momento, é encontrar o médico certo. Busque um ginecologista de confiança, que tenha experiência e com o qual você e a adolesecente sintam-se seguras.
Esse é um momento muito importante do desenvolvimento e deve acontecer com tranquilidade.