Mioma Uterino
Dr. Guilherme Accorsi
Mioma Uterino

Miomas são tumores benignos que não promovem o aumento de riscos do câncer. No entanto, eles podem causar outras complicações.

Eles possuem tamanhos variáveis, mas, na maioria das vezes, não apresentam sintomas. Os miomas são formados, predominantemente, por fibras musculares semelhantes às do útero, só que em um arranjo desorganizado e podem se desenvolver em qualquer parte do útero.

 

Os tipos de miomas
São existentes três tipos de miomas uterinos:

 

 - Miomas Subserosos: desenvolvem-se na região mais externa do útero;

 

- Miomas Intramurais: estão localizados no meio da parede do útero;

- Miomas Submucosos: desenvolvem-se na parte mais central, próximo ao endométrio, que é a região do útero que os embriões se fixam.

 

Sintomas
Como dito anteriormente, grande parte dos miomas não apresenta sintomas, mas nos casos em que há sinais, costumam aparecer: menstruações irregulares, hemorragias com consequente anemia, cólica, dor durante as relações sexuais, aumento do volume abdominal, e até alterações do hábito intestinal e urinário.

 

 

Outro sintoma é a dificuldade para engravidar, podendo obstruir as trompas, caso os miomas estejam próximos à região de inserção delas no útero  e também interferem na implantação do embrião no endométrio, quando se trata de miomas submucosos. Na gestação, os miomas podem causar aborto, parto prematuro e até interferirem na evolução de um parto normal.

 

Como diagnosticar?
A suspeita de mioma pode ser feita pelo exame ginecológico e pelas queixas da paciente, mas o diagnóstico deve ser confirmado por Ultrassonografia, que é suficiente em 90% dos casos, ou Ressonância Magnética, em caso de dúvida persistente.

 

 

Quais tratamentos são indicados?
O tratamento depende de vários fatores como idade da mulher, número de filhos, sintomas, tamanho e localização dos miomas.

 

 Geralmente, mulheres assintomáticas, com miomas pequenos, são acompanhadas por ultrassom, não há obrigatoriedade de tratamento, ou podem indicar tratamento clínico com bloqueio da menstruação para reduzir a velocidade de crescimento deles.

 

 Entre as opções de tratamentos clínicos estão, por exemplo, os anticoncepcionais contínuos e os DIUs hormonais. Já no caso de miomas maiores e sintomáticos que possam estar interferindo com a fertilidade da mulher, habitualmente indica-se a miomectomia, que é a cirurgia para retirada dos miomas.

 


Posts Recentes
Copyright © 2024 Instituto Accorsi | Todos os direitos reservados © - Feito com por Agência Galgo