Depilar a região íntima é mais higiênico?
Uma dúvida muito comum sobre a higiene íntima é a respeito da depilação. Afinal, depilar é melhor ou pior?
Fazer a depilação da região íntima é mais higiênico?
Não! Apesar de muitas mulheres acharem que é mais higiênico depilar, manter hábitos higiênicos na região íntima, como o uso de sabonetes neutros, é a melhor maneira de conservar a saúde do corpo. Se a higiene íntima não for adequada, com ou sem pelos, podem surgir odores.
Tirar os pelos deixa a região mais sujeita a infecções?
Os pelos são uma defesa da região e servem como uma barreira natural do organismo, que a depilação total pode acabar comprometendo. Além disso, a remoção de pelos deixa os poros entreabertos e pode até mesmo ocasionar pequenas fissuras, facilitando o acesso de bactérias que podem desenvolver infecções e doenças vaginais.
Existem cuidados necessários antes de iniciar a depilação?
Retirar os pelos agride a pele. Por isso, é essencial se cuidar antes e depois da depilação.
Antes de depilar: higienize o local, esfolie e use loções pré-depilatórias
Depois de depilar: aplique cremes calmantes na região e não use roupas apertadas.
A melhor maneira de depilar a região é com cera?
Não, o melhor tipo depende de cada mulher e de sua pele. Todas as opções, seja lâmina, cera, laser ou cremes depilatórios, tem seus prós e contras. O importante é tomar cuidado, testar em uma região pequena e entender o que é melhor para você.
Higiene é saúde
Os odores podem acontecer devido às glândulas na base dos pelos que produzem suor e gordura para lubrificar e resfriar a pele, mas também podem indicar algum tipo de problema, então fique atenta e fale com seu ginecologista caso note alguma alteração.