Candidíase
Dr. Guilherme Accorsi
Candidíase

Trata-se de uma infecção fúngica que causa coceira, ardência e vermelhidão. É ocasionada pelas variações do fungo Candida, sendo a mais frequente causada pelo Candida albicans. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), esse fungo é o causador de, aproximadamente, 80% a 92% dos casos. Essa infecção também pode acometer homens, mesmo em menor porcentagem em comparação com as mulheres.

 

 

Quais são os tipos de candidíase?

- Candidíase vaginal: tipo mais comum, atinge, em maioria, mulheres na idade fértil;

- Candidíase peniana: geralmente, ocorre por má higienização da região;

- Candidíase oral: placas esbranquiçadas na parte interna da boca que podem surgir devido ao enfraquecimento do sistema imunológico;

- Candidíase de esôfago: é um tipo mais raro, porém indica problemas no sistema imunológico;

- Candidíase de pele (intertrigo): acontece pelo atrito entre as peles e cria uma lesão em certas regiões;

- Candidíase disseminada: é o tipo mais grave, pois o fungo se manifesta descontroladamente e invade a corrente sanguínea e os órgãos vitais.

 

O que causa a candidíase?

A candidíase pode aparecer quando o sistema imunológico está mais fraco ou quando há alguma alteração hormonal. No entanto, alguns outros fatores podem facilitar a infecção, como o uso de roupas íntimas muito apertadas, relações sexuais sem preservativo, maus hábitos de higiene, permanecer com roupa de praia molhada por muito tempo, obesidade e uso recorrente de antibióticos.

 

Sintomas nas mulheres

- Coceira na região vaginal;

- Corrimento esbranquiçado;

- Ardência na região e na hora de urinar;

- Ardência durante a relação sexual.

 

Como tratar?

O tratamento é feito por acompanhamento médico e com uso de medicamentos e pomadas próprias para tratar infecções causadas por fungos.

 

Dicas para prevenir

Algumas recomendações para evitar a candidíase incluem: não usar roupas muito apertadas e de material sintético, sempre utilizar preservativos durante as relações sexuais, evitar o absorvente interno e lavar a área genital apenas com água ou sabonete íntimo com pH adequado.


Posts Recentes
Copyright © 2024 Instituto Accorsi | Todos os direitos reservados © - Feito com por Agência Galgo