Oncologia Ginecológica

A ginecologia oncológica é uma especialidade responsável pelas ações preventivas, diagnósticas e pelo tratamento clínico e/ou cirúrgico das neoplasias malignas do trato genital feminino.

O câncer ginecológico tem uma alta incidência e é causa relevante de morbidade e óbitos no Brasil e no mundo. Esses tumores são responsáveis por pelo menos 10% de todas as neoplasias malignas nas mulheres brasileiras, quando se desconsidera o câncer de pele não melanoma.

Nos últimos anos tem havido uma melhora significativa dos resultados dos tratamentos, incluindo sobrevida, nas pacientes com câncer de colo uterino, endométrio, vulva e principalmente câncer de ovário.

A abordagem do câncer ginecológico é complexa e ampla compreendendo ações preventivas, diagnosticas e terapêuticas que podem ser realizadas por médicos generalistas, ginecologistas e obstetras e outros especialistas. Porém existem ações e procedimentos de alta complexidade que demandam conhecimentos e treinamentos específicos, que só́ podem ser assimilados através de programas de treinamento em situações e em Instituições que dispõem de recursos para fornecer estes treinamentos. Dessa forma, é fundamental que ginecologistas e obstetras possam se qualificar para prestar assistência em Ginecologia Oncológica de Alta Complexidade.

O especialista em ginecologia oncológica possui conhecimentos sobre fisiopatologia, biologia tumoral, patologia, radioterapia, quimioterapia e cuidados paliativos e encontra-se apto a orientar e intervir, quando necessário, em pacientes com neoplasias ginecológicas.

Copyright © 2024 Instituto Accorsi | Todos os direitos reservados © - Feito com por Agência Galgo