A palavra “obstetrícia” deriva do verbo em latim “obstare”, que significa “estar ao lado”. Como o nome sugere, a obstetrícia exige dedicação e paciência, cuidar da mulher durante o que chamamos de ciclo gravídico-puerperal, ou seja, durante as fases da pré-concepção, gestação, parto e pós parto (também chamada de puerpério).
O objetivo é garantir a normalidade no nascimento das crianças e a qualidade de vida da mulher. Obstetras atendem às gestantes e, depois, às mães. Se tornar mãe, é um momento encantador e deve ser curtido da melhor forma possível. O acompanhamento de saúde da gestante e do bebê é conhecido como Pré-natal e é fundamental para um momento tão importante como a gravidez. Principalmente, por ser um período que a mulher passa por grandes transformações físicas e psicológicas.
O pré-natal deve começar antes mesmo da concepção, pois já nesse período pode-se evitar a transmissão de doenças e detectar cuidados maiores a serem observados durante a gravidez. Quanto mais atenção aos cuidados, menores são as chances de eventuais complicações.
O pré-natal é tão importante, que atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que os homens também participem desse acompanhamento. Além dos cuidados com a saúde masculina, também é uma forma de integrar o parceiro à gestação e aos cuidados com o bebê desde o primeiro momento.