Ginecologia

O ginecologista é responsável pela manutenção da saúde das mulheres. O profissional é o especialista que realiza os exames preventivos e são responsáveis por identificar problemas que se desenvolvem no útero, nos ovários e na região vaginal. O especialista em ginecologia está apto a cuidar de questões hormonais e realizar procedimentos cirúrgicos nessa região. Por isso o bom ginecologista deve ser bom clínico e um bom cirurgião, explica Dr. Alfeu. 

As consultas a um ginecologista devem ser um momento de diálogo. Você, mulher, não deve se limitar aos procedimentos habituais, mas precisa aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito da sua vida sexual e de qualquer mudança percebida em seu corpo, como no caso de surgimento de um nódulo de mama.

Assim, você fica mais segura e ajuda o profissional a identificar qualquer anormalidade que esteja se manifestando. Lembre-se de que conversar também é uma maneira de se cuidar, se prevenir, se tratar e, principalmente, de entender como o organismo feminino funciona

O ideal é que a mulher se consulte com um ginecologista pelo menos uma vez por ano. Nessa oportunidade, ela será submetida a uma avaliação clínica, que abrange exames preventivos. Dentre eles, está o exame de toque, o exame pélvico, a coleta do material para o Papanicolau e a mamografia.

Esses procedimentos variam de acordo com a faixa etária da paciente. Com o passar dos anos, a lista passa a incluir ultrassonografias e exames de tireoide, densitometria óssea e metabolismo do cálcio, importantes para o tratamento da menopausa e supervisão do ciclo menstrual.

Agora que você entende melhor o que faz um ginecologista e como seu papel é fundamental para a saúde feminina, é hora de agendar um horário e começar a se cuidar. 

Copyright © 2024 Instituto Accorsi | Todos os direitos reservados © - Feito com por Agência Galgo