A Endocrinologia Ginecológica é a especialidade médica que se refere aos aspectos fisiológicos, principalmente hormonais e reprodutivos, do funcionamento do corpo feminino desde o intra-útero até a senilidade, assim como suas patologias.
Dessa forma, a atenção médica da mulher, nas várias fases da vida, ocorre de maneira diversa em decorrência do estado de desenvolvimento físico dos órgãos genitais e do grau de maturidade psíquica, levando a Ginecologia Endócrina se subdividir em Infanto-puberal e Climatério.
A descoberta da síntese e secreção dos hormônios trouxe novos paradigmas na hormonioterapia, tornando várias afecções passíveis de serem tratadas.
A menopausa é a parada de funcionamento dos ovários, que deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, mas apenas um estágio na vida da mulher. É caracterizada pela parada das menstruações, e ocorre geralmente entre os 45 ou 55 anos, mas pode variar bastante de mulher para mulher.
Embora algumas mulheres nada sintam durante a menopausa, alguns sintomas podem ocorrer com freqüência, tais como ondas de calor ou fogachos (acontece de 75 a 80% das mulheres), suores noturnos, insônia, baixa do desejo sexual, irritabilidade, depressão, osteoporose, aumento do risco de doenças cardio-vasculares, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e memória.
O ginecologista especializado em endocrinologia da mulher, sabe identificar, definir e indicar quando é necessário o uso de hormônios sintéticos para melhora da qualidade de vida das mulheres que apresentam os sintomas da menopausa.