Instituto Accorsi

WhatsApp Image 2021 11 29 at 16.22.59

Afinal, grávida pode menstruar?

Quem nunca ouviu dizer que alguém menstruou durante a gravidez?

A verdade é que a menstruação só ocorre quando não há gravidez, mas podem sim acontecer sangramentos que levam à confusão, entenda melhor.

É possível menstruar quando se está grávida?

A menstruação acontece quando não tem fecundação e é caracterizada pela descamação das paredes internas do útero. Essa parede se chama endométrio e ela é a “cama” em que o embrião fica, portanto, quando há fecundação ela permanece dentro do útero, protegendo o bebê.

A descamação e o sangramento coincidem com uma queda no nível sanguíneo de progesterona, que é produzida por alguns dias pelo corpo lúteo (ou corpo amarelo), que depois se degenera e faz com que a produção da progesterona cesse.

Quando uma mulher durante o ciclo menstrual engravida, o trofoblasto (uma das camadas do embrião em formação) produz a progesterona e formam a placenta que será responsável por manter os níveis de progesterona altos. Como durante a gravidez não ocorre a redução nos níveis de progesterona o endométrio não descama e consequentemente grávida não menstrua.

Portanto, menstruação e gravidez são processos incompatíveis, se há um, não tem como ter o outro.

Mas o que é essa “menstruação” que tanta gente fala?

Existem diversas causas de sangramento na gravidez, como ameaça de aborto, aborto, gravidez ectópica, placenta prévia, descolamento prematuro de placenta, presença de pólipos ou miomas uterinos ou até mesmo sangramento causado pelo uso da pílula anticoncepcional.

Se cuida

Se você tiver alguma dúvida, faça um teste de gravidez e fale com seu médico sobre suas suspeitas. Caso realmente descubra uma gravidez, o acompanhamento médico é indispensável para que a causa seja descoberta e os cuidados necessários sejam tomados.

Conseguiu entender melhor?

Compartilhe com suas amigas que precisam saber dessa informação e lembre-se: é fundamental o acompanhamento com o ginecologista e/ou obstetra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso WhatsApp

× Como posso te ajudar?