Instituto Accorsi

WhatsApp Image 2021 11 29 at 16.22.58

Quando é ideal fazer a primeira consulta ao Ginecologista?

Se você tem uma filha já deve ter se deparado com essa dúvida, não é mesmo? Ir ao ginecologista é um dos principais cuidados com a saúde da mulher e ajuda a detectar doenças e evitar problemas futuros.

A idade ideal para buscar o médico

Em primeiro lugar, antes mesmo da consulta, o ideal é que haja um diálogo sobre a importância da rotina de cuidados com a saúde e das consultas ginecológicas.

É muito comum que as meninas tenham vergonha, por isso é importante conversar para que elas se sintam à vontade, seguras e para que a ida ao médico não seja um processo traumático.

Quanto ao momento, o ideal varia dependendo da pessoa. Normalmente é na fase da puberdade, quando acontecem as mudanças no corpo e a chegada da primeira menstruação. Caso a menarca, primeira menstruação, demore para chegar, também é indicado avaliar a situação.

Os períodos antes de iniciar a vida sexual e depois do início também são importantes e merecem acompanhamento médico.

O profissional irá fazer os exames necessários e passar as orientações para cada fase!

O que é avaliado nas consultas antes da primeira relação sexual?

Quando a menina ainda não menstrua, são avaliados o abdômen, os seios, a parte externa da região pélvica e o útero, para conferir se não há caroços ou anomalias.

O que é avaliado após a primeira relação sexual?

Depois da primeira relação sexual começam os exames preventivos e outros para identificar doenças sexualmente transmissíveis, corrimento, entre outros problemas.

Também é importante falar sobre os anticoncepcionais, ISTs e meios de prevenção e cuidado com a saúde.

Foque no profissional

Mais importante do que o momento, é encontrar o médico certo. Busque um ginecologista de confiança, que tenha experiência e com o qual você e a adolesecente sintam-se seguras.

Esse é um momento muito importante do desenvolvimento e deve acontecer com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso WhatsApp

× Como posso te ajudar?