Inst Accorsi

Vacina contra COVID 19 para gestantes e puérperas

Vacina contra COVID-19 para gestantes e puérperas

No último dia 08 de junho de 2021, o SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) divulgou um posicionamento sobre a vacinação contra COVID-19 para gestantes e puérperas. Considerando uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações e os dados de mortalidade materna, além dos dados e estudos até o momento, a associação aconselhou a vacinação para todas, independente de apresentarem comorbidades. As vacinas indicadas para o grupo são a Butantan/Sinovac Biotech (Coronavac®) ou a Pfizer Biontech (Cominarty®). O governo de São Paulo já iniciou a imunização do grupo.

O posicionamento também se dá para a divulgação da vacinação por todos os médicos e o pedido de não exigência de relatórios ou prescrição para vacinação, apenas o comprovante de gestação ou puerpério, como já acontece no caso da vacina contra gripe. É um importante posicionamento para o momento, visto que no comparativo do ano de 2020 e 2021, o aumento da mortalidade materna semanal aumentou em 283%. Esse número quer dizer que em 2020 houve 10 mortes materna por semana, e em 2021 esse número subiu para 38 (dados do SIVEP GRIPE). As gestantes representam um grupo de grande risco de intubação, internação em UTIs e óbitos.

A vacina é uma das estratégias que temos para combater a COVID-19, e ainda precisamos continuar adotando as outras medidas de proteção como máscara, álcool gel, ventilar os ambientes e o distanciamento social. É preciso lembrar que estamos passando por uma questão coletiva e apenas juntos poderemos controlar a transmissão. Faça sua parte, vacine-se e mantenha os hábitos de proteção, e conscientize as pessoas ao seu redor. Grávidas e puérperas, chegou a sua vez de se imunizar!

× Como posso te ajudar?