Instituto Accorsi

accorsi 4344.10 Blog Post9

4 exames que toda mulher deve fazer

Cuidar da saúde vai além de ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Também é necessário fazer consultas regulares ao médico e realizar exames preventivos, que ajudam na possível detecção precoce de doenças e aumentam as chances de cura.

Saúde da mulher

Desde o início da puberdade até após a menopausa, é o ginecologista que é o profissional responsável por cuidar da saúde da mulher. Suas consultas devem acontecer ao menos uma vez ao ano, podendo aumentar a frequência em casos específicos.

Em cada etapa da vida o médico irá pedir algum tipo de exame, dependendo também de fatores como predisposição genética, queixas da paciente, fatores de risco, entre outros.

4 exames que toda mulher deve fazer

Papanicolau

Nesse exame são coletadas células do colo do útero, enviadas para análise microscópica, que avalia se a célula tem características cancerígenas ou pré-cancerígenas.

Sua função não é a detecção de infecções ou diagnósticos de corrimentos. Seu objetivo é o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Mamografia

Esse exame normalmente é feito a partir dos 40 anos de idade e analisa possíveis nódulos, detectando o câncer de mama.

Até essa idade é o exame de toque que irá auxiliar na detecção.

Colposcopia

É um exame que serve para avaliar as lesões uterinas pré-cancerígenas, causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

O HPV é transmitido por meio do contato sexual e atinge mais mulheres, mas nem todas que adquirem vão ter o câncer ou as verrugas.

Colonoscopia

Esse exame é realizado para a detecção do câncer de intestino, o terceiro mais comum em mulheres no Brasil.

A indicação é que ele seja feito a cada 10 anos, com pesquisa anual de sangue oculto nas fezes a partir dos 45 anos.

Com a colonoscopia podem ser detectadas lesões pré-cancerígenas ou até um câncer em estágio bem precoce, em que o tratamento vai ser muito menos agressivo e terá alta chance de cura.

Diagnóstico precoce salva vidas

Não deixe de cuidar de sua saúde e de fazer exames e consultas preventivas. O diagnóstico precoce reduz as chances de morte, proporciona a chance de tratamentos menos agressivos e aumenta a chance de cura, sendo fundamental na qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Nosso WhatsApp

× Como posso te ajudar?