Inst Accorsi

consultas ginecologicas

Quando começar a ir às consultas ginecológicas?

Você sabe quando começar a ir às consultas ginecológicas? Essa é uma importante informação para orientar as adolescentes que estão sentindo as mudanças no corpo em decorrência da idade. A primeira consulta deve ocorrer logo após a primeira menstruação, ou mesmo um pouco antes dela. É comum a adolescente ter vergonha e ficar ansiosa antes da primeira consulta, afinal é algo novo e desconhecido. O ginecologista é o profissional especializado para cuidar da saúde da mulher e para orientar de forma correta essa nova fase da vida.

Antes da primeira menstruação, é possível ir na primeira consulta ginecológica para avaliar se o desenvolvimento está dentro dos parâmetros e se não há nenhuma anomalia nas regiões. Alguns sinais de que a adolescente entrou na puberdade são o crescimento dos seios, dos pelos pubianos e mudança no formato do corpo. O começo da consulta é uma conversa informal sobre os hábitos e histórico familiar de saúde, principalmente se há câncer de mama na família. Após a primeira menstruação também é analisado se a menarca foi precoce, tardia ou dentro da normalidade. 

Uma questão que é fundamental desmistificar para mães, pais e tutores da adolescente, é a crença de que levá-la ao ginecologista é um incentivo para uma vida sexual mais cedo. Isso não tem relação alguma, promove a desinformação e a falta de cuidado com a saúde. Uma adolescente virgem ou não, deve passar pelas consultas para receber orientações e se preparar para uma vida mais saudável, com informações seguras sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez. Além disso, a consulta serve para tirar dúvidas com o ginecologista, coisas que muitas vezes as adolescentes têm vergonha de perguntar aos pais, orientar sobre a vacina contra HPV e iniciar os exames preventivos, como o papanicolau, após o início da sua vida sexual. Os exames preventivos são de suma importância para diagnóstico precoce, principalmente do câncer no colo do útero.

Os pais e tutores são os principais responsáveis por passar segurança e confiança para as adolescentes antes de uma primeira consulta ginecológica. Explicar que é uma conversa tranquila e que vai fazer parte da vida, é fundamental para que tudo corra bem. Agende a primeira consulta da sua filha no Instituto Accorsi, uma clínica especializada no cuidado com a saúde da mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?